Xior compra portfólio de residências de €130M à U.Hub

Xior compra portfólio de residências de €130M à U.Hub

Esta é a maior operação neste segmento de mercado já realizada em Portugal, de acordo com a JLL, que assessorou o negócio através do seu departamento de Capital Markets em representação da U.Hub.

O portfólio em causa inclui um total de 1.900 camas distribuídas por seis ativos, quatro em Lisboa e dois no Porto, em diferentes fases de operação e desenvolvimento. Em Lisboa, a U.Hub opera residências na Alameda e em Alvalade, num total de 98 camas, e em construção tem uma outra residência de 350 camas em Benfica, além de um outro ativo no Lumiar atualmente em fase de licenciamento. No Porto, tem em construção uma residência de 450 camas na Asprela, e outro projeto na zona da Boavista.

A operação, ainda «sujeita a certas condições precedentes», segundo a JLL, inclui uma parceria estratégica de 50/50 para o investimento em novas residências, cujo desenvolvimento será liderado pela equipa da U.Hub. Quando concluída a operação, a Xior passa a ter uma carteira de 2.574 camas para estudantes em Portugal, tornando-se líder de mercado neste segmento.

Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL, acredita que «este é um negócio muito importante pela sua dimensão, mas também porque vem confirmar a crescente atratividade dos segmentos imobiliários alternativos e por envolver um portefólio que conjuga ativos consolidados de rendimento com ativos ainda para desenvolvimento».

Por outro lado, destaca, «o seu impacto no mercado ocupacional é muito relevante. Neste portefólio incluem-se cerca de 800 camas em construção e outras 1.000 em projeto com previsão de estarem concluídas até 2022, o que irá dar um forte impulso à oferta de alojamento para estudantes nas duas maiores cidades universitárias de Portugal, que neste momento sofrem de um desequilíbrio massivo entre o stock existente e a procura».