Taxa de juro dos novos empréstimos à habitação fixa-se nos 3,91% em fevereiro

imagem ilustrativa
Pixabay

A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação continua em queda. Em fevereiro, fixou-se nos 3,91%, abaixo dos 4,05% de janeiro, mostram os mais recentes dados do Banco de Portugal.

A taxa de juro média dos novos contratos desceu 0,09 pontos percentuais, fixando-se nos 3,72% em fevereiro. A taxa de juro média dos contratos renegociados desceu 0,2% para 4,23%.

No que toca ao stock de empréstimos concedidos a particulares para habitação própria e permanente, os novos empréstimos à habitação foram maioritariamente contratados a taxa mista, aplicada a 72% do total de novos empréstimos à habitação (24% taxa variável, e 3,8% taxa fixa).

No mês em análise, a prestação média mensal do stock de crédito à habitação foi de 426 euros, idêntica à de janeiro. O BdP destaca que este foi o primeiro mês desde o início da série estatística, em dezembro de 2021, para o qual não se observou um aumento da prestação média mensal.

As amortizações antecipadas de crédito à habitação representaram 0,91% do stock de empréstimos total de fevereiro, menos 0,37% que no mês anterior, o valor mais baixo desde julho de 2023. As amortizações antecipadas totais, que incluem os contratos finalizados por amortização da dívida do devedor, as consolidações de crédito em novo contrato e as transferências de crédito para outra instituição) representaram 88% das amortizações antecipadas em fevereiro, segundo o regulador.

No que toca ao consumo, a taxa média de novas operações foi de 9,53% em fevereiro, 0,01% abaixo de janeiro. Os empréstimos para outros fins registaram uma descida da taxa de juro média de 0,33% para 5,03%.

Em paralelo, a taxa de juro média dos novos depósitos de particulares desceu pelo segundo mês consecutivo, passando de 2,90% em janeiro para 2,81% em fevereiro. Segundo o Banco de Portugal, a taxa de juro média desceu em todas as classes de prazo. O montante das novas operações de depósitos a prazo de particulares somou os 7.548 milhões de euros em fevereiro, menos 2.040 milhões de euros face ao mês anterior.