Subida dos preços das casas desacelera para 0,7%

Subida dos preços das casas desacelera para 0,7%

Os preços da habitação em Portugal registaram uma subida de 0,7% em novembro passado, face ao mês anterior, uma desaceleração face à subida de 1,3% que tinha sido registada em outubro, e que, segundo a Confidencial Imobiliário, confirma a tendência de arrefecimento da subida dos preços das casas nos últimos três meses.

Os dados do mais recente Índice de Preços Residenciais da Ci mostram que ao longo de todo o ano de 2022 os preços de venda das casas registaram subidas mensais significativas, quase sempre acima de 1% e por vezes ultrapassando os 2%. Setembro e novembro foram as únicas exceções a este ciclo de valorizações mensais robustas, ambos com variações inferiores a 1%.

Assim, também a taxa de variação homóloga suavizou um pouco para os 18,9% em novembro, face a novembro de 2021, um nível que, apesar de não apresentar disrupções significativas face às taxas apuradas ao longo do 2º semestre, desacelera face aos 21,1% registados em agosto, ou aos cerca de 19,5% de setembro e outubro.

No acumulado dos três meses entre setembro e novembro, o preço médio de venda de habitação em Portugal (Continental) fixou-se nos 2.114 euros/m², 3.264 euros/m² no caso das casas novas e 1.998 euros/m² nas casas usadas.