SCML leva 12 imóveis a hasta pública por 8,1 milhões

SCML leva 12 imóveis a hasta pública por 8,1 milhões
Imóvel na Rua Bela Vista à Graça. Fotografia retirada do site da SCML.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa prepara-se para avançar com a venda de um conjunto de imóveis através de hasta pública, numa sessão agendada para o dia 4 de fevereiro de 2026. A iniciativa insere-se no processo de reestruturação da instituição e visa reforçar a capacidade financeira para responder às áreas da Saúde e da Ação Social.

Segundo comunicado da SCML, esta operação permitirá “a rentabilização de ativos da SCML, através de uma gestão estratégica focada na eficiência e racionalidade, dando um contributo fundamental para a recuperação de património da Instituição, bem como para o reforço das respostas nas áreas da Saúde e Ação Social”.

A alienação destes ativos integra a medida estratégica de venda de imóveis e participações societárias consideradas não relevantes no âmbito do Plano de Reestruturação. A instituição sublinha que todo o processo será conduzido com critérios de isenção, rigor e idoneidade, ao abrigo de um procedimento de hasta pública devidamente regulamentado.

Em causa estão imóveis localizados nos concelhos de Lisboa, Cascais, Oeiras e Sintra, cujo valor global atinge os 8,1 milhões de euros, segundo avança o jornal Negócios. Três destes ativos apresentam valores base superiores a um milhão de euros, nomeadamente dois edifícios em Arroios e um terreno em Campolide.

No que respeita ao calendário do procedimento, a Santa Casa esclarece que os interessados deverão consultar previamente o regulamento e o anúncio da hasta pública, sendo que os pedidos de esclarecimento podem ser submetidos até às 16h do dia 28 de janeiro de 2026, através do endereço eletrónico indicado pela instituição. As candidaturas devem ser apresentadas até às 16h do dia 3 de fevereiro de 2026, realizando-se a sessão de hasta pública no dia seguinte, 4 de fevereiro, pelas 10h. A instituição sublinha ainda que apenas podem licitar os candidatos admitidos e cujas propostas tenham sido aceites para o imóvel em causa.

Recorde-se que a gestão e valorização do património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estarão em foco no próximo Almoço-Conferência da Vida Imobiliária/APPII, a realizar esta quarta-feira, com a intervenção do Provedor da instituição, Paulo Sousa.