PRR financia projetos de habitação colaborativa em €22M

PRR financia projetos de habitação colaborativa em €22M
Imagem de Joyce Huis, Unsplash.

O Ministério da Segurança Social aprovou 22 projetos de habitação colaborativa, que serão financiados na totalidade pelo PRR. O financiamento de 22 milhões de euros vai ser distribuído pela SS. Os 22 projetos vão conceder alojamento para 800 pessoas.

«São projetos inovadores que se candidataram a um aviso de PRR que lançámos e que correspondem a novas respostas sociais seja para o envelhecimento ou para a integração de pessoas através de soluções de habitação», declarou Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, à agência Lusa, citada pelo Idealista/news.

O Ministério da Segurança Social distribui assim o financiamento total de 22 milhões, por via do PRR, mediante a assinatura dos respetivos contratos de financiamento. «São soluções que implicam alojamento e integração de pessoas que precisam de algum tipo de respostas sociais», referiu Ana Mendes Godinho. Após serem testados, poderão ser replicados no país, sublinha a ministra.

Esta terça-feira, 3 de janeiro de 2022, Ana Mendes Godinho assinou cinco dos 22 contratos de financiamento para respostas sociais inovadoras nos concelhos de Castanheira de Pêra, Lousã, Mafra, Óbidos e Pombal. Estes cinco projetos representam um investimento de 5,2 milhões de euros, sendo que vão abranger 166 pessoas em conceito de habitação colaborativa.

A habitação colaborativa, enquanto conjunto de pessoas que se junta para viver em comunidade em torno de um projeto de habitação comum, poderá ser uma «nova realidade» para pessoas idosas.