Preços das casas do Centro histórico de Lisboa disparam perto de 20%

Preços das casas do Centro histórico de Lisboa disparam perto de 20%

É o que revela o Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, apurado pela Confidencial Imobiliário. Segundo este relatório, esta performance recoloca o desempenho dos preços nesta zona da cidade em torno dos 20%, trajetória que tinha sido interrompida no 1º semestre de 2018 quando a variação homóloga dos preços abrandou para 5,6%.

Este índice incide sobre as freguesias de Santa Maria Maior, São Vicente e Misericórdia. Mostra que a subida semestral foi de 18,8%, mostrando uma forte aceleração face ao semestre anterior, quando os valores de transação se mantiveram praticamente inalterados, numa variação de 0,1%. Segundo a Ci, com a recuperação registada no 2º semestre de 2018, a evolução acumulada dos preços no Centro Histórico de Lisboa face ao 1º semestre de 2013, quando atingiram o seu ponto mais baixo, é já de 134%.

No resto da cidade de Lisboa, a subida dos preços continuou a abrandar no 2º semestre de 2018, num crescimento homólogo de 16% no último trimestre do ano, segundo o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário. No 1º trimestre de 2018, esta subida era de 22,8%, mas desde então o crescimento dos preços em Lisboa tem vindo a abrandar. Em termos trimestrais, a subida foi de 1,7%, igualmente em desaceleração face aos 5,3% observados no início do ano e sendo esta a subida em cadeia mais baixa dos últimos três anos.