Os preços da habitação caíram 0,4% na zona euro e aumentaram 1,3% na União Europeia, em comparação com o mesmo período do ano anterior. São os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.
Em comparação com o quarto trimestre do ano passado, os preços da habitação caíram 0,1% na zona euro e aumentaram 0,4% na UE no primeiro trimestre de 2024.
Em Portugal os preços da habitação voltaram a aumentar, com uma subida de 7% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, sete países registaram uma diminuição anual dos preços da habitação no primeiro trimestre de 2024 e dezanove registaram um aumento anual. As maiores descidas foram registadas no Luxemburgo (-10,9%), Alemanha (-5,7%) e França (-4,8%), ao passo que os maiores aumentos foram verificados na Polónia (+18,0%), Bulgária (+16,0%) e Lituânia ( +9,9%).
Em comparação com o trimestre anterior, os preços recuaram em oito Estados-Membros e aumentaram em dezoito Estados-Membros. As maiores descidas foram registadas na Dinamarca (-2,5%), França (-2,1%) e Eslováquia (-1,7%), enquanto os maiores aumentos foram assinalados na Bulgária (+7,1%), Hungria (+5,1%) e Polónia ( +4,3%).