Portugal entre os mercados mais dinâmicos do imobiliário de luxo na Europa

Portugal entre os mercados mais dinâmicos do imobiliário de luxo na Europa
Fotografia de Freepik.

A Portugal Sotheby’s International Realty lançou o Luxury Outlook 2026, relatório que aponta para a continuidade do crescimento do imobiliário de luxo em 2026, depois de o segmento ter superado o mercado tradicional em vendas e valor em 2025.

Entre os principais motores da procura, o relatório destaca a transferência intergeracional de riqueza estimada em 6 triliões de dólares, o regresso da oferta a níveis próximos do pré-pandemia e o aumento da procura internacional. Segurança, privacidade, qualidade construtiva e lifestyle surgem como fatores cada vez mais determinantes nas decisões de compra.

O Luxury Outlook foi criado para apoiar os clientes e o mercado a navegar um contexto que se encontra em rápida mudança, através de dados rigorosos e da experiência da nossa rede global de consultores imobiliários”, afirma Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty. “A nível internacional, e à medida que olhamos para 2026, assistimos a um regresso da oferta a níveis mais saudáveis, o que sinaliza um mercado mais equilibrado que disponibiliza aos compradores e investidores um leque mais alargado de oportunidades”, acrescenta.

Portugal em destaque no imobiliário de luxo

O Luxury Outlook 2026 posiciona Portugal como um dos mercados europeus com maior dinamismo no segmento do imobiliário de luxo, evidenciando um crescimento sustentado, tanto ao nível das transações como do desenvolvimento de novos projetos residenciais premium.

Segundo Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty, “o mercado do imobiliário de luxo em Portugal continua a beneficiar de uma procura muito sólida, tanto nacional como internacional, num contexto de oferta ainda limitada, o que tem exercido pressão sobre os preços. Lisboa mantém-se como um polo central do segmento de luxo, mas assistimos também a uma forte procura por outras localizações geográficas, como Cascais, Porto, Algarve e Madeira, e pelo desenvolvimento de novos projetos residenciais premium em zonas emergentes, procuradas por compradores que valorizam a exclusividade e a qualidade de vida”.

O relatório sublinha, ainda, o crescente interesse pela procura de branded residences em Portugal, enquadrando o país numa tendência global de procura por soluções residenciais de elevado serviço e baixa manutenção. Destinos como a Comporta e a faixa costeira a oeste de Lisboa, incluindo Cascais, Estoril e Oeiras, são identificadas como localizações de forte atratividade para este tipo de imóvel, cujo conceito está alinhado com um perfil de comprador internacional exigente e orientado para o lifestyle.