Porto atribuiu 362 casas em 2022

Porto atribuiu 362 casas em 2022
A tipologia T2 foi a mais procurada pelos requerentes de habitação.

A Câmara do Porto entregou 362 casas em 2022, por intermédio da empresa municipal Domus Social. No que toca ao número de novas atribuições, em 2022, foram entregues 272 casas, número superior ao registo de 2020 e 2021, de acordo com o portal Porto.pt. Entre transferências e novas atribuições, mais de 800 habitantes viram as suas condições de habitabilidade melhorar

«Campanhã, Paranhos e Ramalde foram as principais freguesias de alojamento destes agregados onde, em mais de 60% dos casos, existe, pelo menos, um menor dependente», pode ler-se no site. A incapacidade para suportar o pagamento de uma renda no mercado livre torna-se o principal motivo que justifica a atribuição de casa a 59% destas famílias. Outros fatores, como a existência de uma situação de vulnerabilidade ou despejo iminente, completam a lista.

Em 2022, a Domus Social deu resposta ao pedido de transferência de 90 famílias, sendo que 53,3% reportam-se «a situações de comprovada necessidade por questões de doença» e 25,5% dizem respeito a «transferências realizadas por adequação de tipologia», indica a Câmara Municipal do Porto.

Em termos de tipologias, de destacar a atribuição de 130 apartamentos T2, a tipologia mais procurada pelos requerentes de habitação, seguida pela tipologia T3 e T1. Foram também entregues 20 habitações T4 e duas T5.

De ressaltar que, todas as casas entregues no último ano, foram «alvo de trabalhos de reabilitação, de maior ou menor complexidade, antes de se tornarem na morada de uma nova família», trabalhos estes que são assegurados pela Domus Social.

O objetivo passa por «entregar a casa nas melhores condições possíveis para que os próximos inquilinos possam usufruir e estimar a habitação», lê-se no portal da Câmara do Porto.