O novo empreendimento Parque da Cidade – Riverside Living começou a ganhar forma na zona nascente de Setúbal, assumindo-se como um projeto urbano de grande escala com a sustentabilidade, a eficiência energética e a integração ambiental no centro da sua conceção.
Promovido pela Madre Property Development, o projeto visa ser uma nova centralidade residencial na cidade, combinando habitação contemporânea, um parque urbano, e uma estratégia ambiental responsável.
Um parque urbano como infraestrutura ecológica
No centro do projeto está um parque urbano com mais de 30.000 metros quadrados. O espaço, integra mais de 500 árvores e cerca de 10.000 arbustos e liga-se, diretamente, ao Corredor Verde de Setúbal, eixo urbano que permite conectar diferentes zonas da cidade através de caminhos naturais.
Desenvolvido em colaboração entre o Grupo Madre e a Câmara Municipal de Setúbal, afirma-se como um ponto estratégico de coesão urbana, estrutura ecológica e ligação territorial.
Arquitetura eficiente e contacto com a natureza
De acordo com a promotora, os edifícios Riverside foram desenhados para maximizar a eficiência energética e ambiental ao longo do seu ciclo de vida, privilegiando soluções que assegurem conforto térmico e acústico, durabilidade dos materiais, otimização da luz natural, mas também a ligação ao parque envolvente.
O projeto incorpora ainda princípios de mobilidade e de proximidade, através de percursos, comércio de bairro e serviços integrados. As áreas comuns e amenities foram concebidas para promover o convívio, o equilíbrio e a utilização eficiente dos espaços.
André Moura, Property Development Director – Grande Lisboa, do Grupo Madre, afirma que “o Parque da Cidade foi pensado como um projeto que respeita e valoriza o território onde se insere. A sustentabilidade não é um elemento acessório, mas sim um princípio (...) o objetivo é criar um bairro duradouro, eficiente e em harmonia com o ecossistema envolvente, que acrescente valor real à cidade e à qualidade de vida de quem aqui vive”.