Vai realizar-se em Vila Nova de Gaia a primeira Convenção dos Condomínios, organizada pela APEGAC - Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, sob o tema 'O Condomínio do Futuro', no próximo dia 10 de novembro de 2023, das 9h às 17h, no Hotel Blacktulip.
Esta será a primeira convenção do género em Portugal dedicada exclusivamente à gestão dos condomínios. Tendo em conta que mais de 50% da população portuguesa vive em condomínio, é relevante o debate sobre os novos desafios de quem tem a responsabilidade de gerir e administrar os cerca de 300.000 edifícios onde vive parte dessa população.
A convenção terá uma primeira mesa-redonda intitulada “O Condomínio do Futuro”, que contará com a moderação do presidente da direção da APEGAC, Vítor Amaral, e a presença de representantes da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e do Conselho Diretivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, e ainda de João Luís de Sousa, diretor do Jornal Vida Económica, de Nuno Batista, arquiteto especialista em Urbanismo e Ambiente, e de Pedro Torres Pereira, diretor da multinacional PVW Tinsa.
Já o segundo painel “Novos Desafios na Manutenção e Conservação do Edifício” vai receber o presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Engenheiros, Bento Aires, o diretor técnico do Grupo MAPEI, Paulo Portugal, e Paulo Libório, representante do Fundo Ambiental.
Está ainda previsto no programa a apresentação oficial do Portal Pró, por Tiago Guerra, diretor Nacional da Iberia, que integra o programa Gecond. Segue-se o debate “Novas Tecnologias, Ferramentas de Trabalho”, com a presença de Paulo Alexandre, diretor executivo da plataforma online IMPROXY, de Claúdia Jardim, gestora de agentes Norte, Madeira e Açores da Vodafone Portugal, e de Isabel Ramos, investigadora de projetos da Universidade do Minho.
Para encerrar os trabalhos haverá o debate sobre “Os Desafios para o Setor da Administração e Gestão de Condomínios em Portugal e na Galiza”, com a participação especial de Celeste Niete Garcia, do Colegio Oficial De Administradores De Fincas De Galicia, e de Vítor Amaral, presidente da APEGAC.