Mais Habitação é “inoperacional” e não passa de uma “lei cartaz”

Mais Habitação é “inoperacional” e não passa de uma “lei cartaz”
Créditos: Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa teceu duras críticas ao programa que o Governo lançou para combater o problema da habitação em Portugal. No decorrer de uma iniciativa que assinalou o aniversário do Correio da Manhã, o Presidente da República comparou o plano a uma «lei cartaz, sem aplicação prática», cita a Rádio Renascença.

Pacote da habitação é inoperacional

«Tal como está concebido, logo à partida, o pacote da habitação é inoperacional. Quer no ponto de partida, quer no ponto de chegada», declarou Marcelo Rebelo de Sousa ao Correio da Manhã, ao ser questionado sobre se ia vetar os diplomas do programa.

O Presidente considera que «uma lei cartaz tem uma vantagem no curtíssimo prazo e um inconveniente enorme no médio e longo prazo», acrescentando que «no curtíssimo prazo, é um polo de fixação por aquilo que promete. No virar da esquina, convertida em inexequível, significa que se levantaram expectativas que se frustram instantaneamente», cita o Negócios.

Assim sendo, Marcelo salienta que «era preferível não ter levantado as expectativas, pois existindo um problema real e sendo a aparente solução inexequível, era melhor não termos falado nisso».