Juros dos novos créditos à habitação ultrapassam os 3%

Juros dos novos créditos à habitação ultrapassam os 3%
Os bancos concederam 1858 milhões de euros de novos empréstimos a particulares, em novembro.

Em novembro, a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 3,08%, superando a marca dos 3% pela primeira vez desde janeiro de 2015. É o que revela o Banco de Portugal, em comunicado divulgado esta quarta-feira.

Pelo segundo mês consecutivo, a taxa de juro para a compra de casa dos novos crédito à habitação situa-se acima da taxa de juro média registada da Zona Euro.

Em novembro, o BdP constata que o montante de novos empréstimos concedidos pelos bancos às empresas foi de 1669 milhões de euros, mais 219 milhões do que em outubro.

No que diz respeito a particulares, os bancos concederam 1858 milhões de euros de novos empréstimos, mais 49 milhões do que em outubro, justificado pelo crédito à habitação (1266 milhões em novembro e 1208 milhões em outubro).

Em termos de consumo, os montantes concedidos em novembro passaram de 412 milhões para 409 milhões de euros e, no crédito para outros fins, de 189 milhões para 182 milhões.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, no mês em análise, 80% do montante dos novos empréstimos para habitação própria permanente foi concedido a taxa variável, 7% a taxa fixa e 13% a taxa mista.

No final do mês de novembro, 22% do montante do stock de empréstimos com taxa variável encontrava-se indexado à Euribor a 3 meses, 32% à Euribor a 6 meses e 43% à Euribor a 12 meses, revela a entidade liderada por Mário Centeno.