Habitação em destaque com conferência própria no MIPIM 2024

MIPIM em 2023
MIPIM em 2023

Numa altura em que continua a aumentar a procura por habitação, a par da necessidade de descarbonização do setor imobiliário, o MIPIM vai criar um novo evento dedicado ao mercado residencial, em colaboração com a Co-Liv, a conferência “Housing Matters”.

Esta sessão de meio dia vai reunir investidores, promotores imobiliários, autoridades locais, associações e especialistas em urbanismo para refletir sobre soluções para o problema da acessibilidade da habitação. Este programa inclui uma mesa redonda de debate sobre o estado atual da habitação, sobre as soluções de habitação acessível existentes, e várias apresentações sobre soluções inovadoras para este tema.

A organização do MIPIM recorda que o crescimento da população na Europa ultrapassou a criação de novas habitações, e as faltas de oferta mais severas são visíveis em países como a Alemanha, França ou o Reino Unido. Tendências semelhantes são observadas noutros países, e o setor residencial precisa de novos modelos para responder às necessidades do mercado, seja de arrendamento, seja de propriedade, já que praticamente todas as economias têm falta de oferta de habitação.

Nicolas Kozubek, diretor do MIPIM, comenta que «todas as semanas, mais de 1,5 milhões de pessoas mudam-se para uma cidade em algum ponto do globo. Ainda assim, a maior parte das cidades globais não estão a acompanhar a crescente procura de habitação, o que aumenta os preços e as desigualdades no processo. É tempo de explorarmos criativamente como podemos moldar o futuro do residencial, esta conferência vai ajudar os líderes do setor residencial a descobrir soluções de habitação acessível, apostando na inovação e na colaboração. Juntos, queremos traçar o caminho para um futuro mais sustentável e igualitário».

No ano passado, o MIPIM atraiu 22.500 participantes oriundos de 90 países, incluindo 6.500 investidores representantes de 76 das 100 maiores casas de investimento do mundo. A edição de 2024 realiza-se de 12 a 15 de março.