Governo pondera novo travão ao aumento das rendas para 2024

Governo pondera novo travão ao aumento das rendas para 2024

O Governo está a avaliar colocar um novo travão ao aumento das rendas, informou o primeiro-ministro esta quarta-feira. António Costa adiantou ainda que reunirá, em breve, com as associações de proprietários e de inquilinos para «procurar encontrar o valor que seja mais próximo possível» das possibilidades das famílias e do valor fixado na lei, avança a Lusa, citada pelo Idealista/news.

«Este ano, a inflação felizmente já está em queda, mas de qualquer forma, o valor da inflação estimada ainda implicaria um grande aumento das rendas, e neste momento estamos a ponderar como é que fixamos o montante que não crie depois uma enorme distância, porque depois essas rendas terão de convergir para o valor real, mas que ao mesmo tempo permite às famílias um aumento que seja compatível», afirmou António Costa em declarações aos jornalistas no Porto, recusando avançar com números.

Primeiro-ministro promete “solução equilibrada”

«Se queremos ter um mercado de arrendamento, também queremos ter um mercado que seja estável e previsível», sublinhou o primeiro-ministro, prometendo uma «solução equilibrada, que nem desincentive os proprietários a colocar as casas no mercado, mas que não crie situações de rutura social».

Caso o Executivo não estabeleça um limite às atualizações, assim como fez este ano, o valor das rendas poderá subir 6,94% em 2024, de acordo com os números da inflação de agosto confirmados pelo INE.