Foi esta quinta-feira aprovada a dissolução do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a nomeação do novo presidente, Benjamim Pereira, que suspendeu o mandato como presidente da Câmara Municipal de Esposende. Recorde-se que António Leitão assumia a presidência do conselho diretivo do IHRU desde junho de 2023.
Em comunicado divulgado pelo Conselho de Ministros, a tutela referiu que «aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros que procede à dissolução do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., e à nomeação de António Benjamim Costa Pereira, Rui Manuel Lavadinho Estríbio, Sónia Maria da Silva Barbosa e Ana Elisa Dias Lourenço Barreiros Proença para os cargos de presidente, vice-presidente e vogais do IHRU, respetivamente».
Benjamim Pereira adiantou, no passado dia 29 de agosto, na cerimónia de inauguração do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, que aceitou o convite para presidir ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
Nesta quarta-feira, 4 de setembro, Benjamim Pereira adiantou à Lusa que pediu a suspensão do mandato da autarquia do distrito de Braga por seis meses, para assumir a presidência do IHRU. Benjamim Pereira assegurou que a sua prioridade à frente do IHRU será «dar resposta a quem precisa de habitação», desde os jovens à classe média.