Governo anuncia megaprojeto para 25 mil casas em Lisboa

Governo anuncia megaprojeto para 25 mil casas em Lisboa
Fotografia de Matej Simko, Pexels.

O Governo apresentou o projeto Parque Cidades do Tejo, uma iniciativa que visa transformar o arco ribeirinho do Tejo numa grande metrópole, unindo as duas margens do rio. O ambicioso projeto urbanístico abrangerá uma área de 4.500 hectares, o equivalente a 55 vezes a Parque Expo, prevendo a construção de mais de 25 mil casas, além da criação de 200 mil postos de trabalho.

O Governo apresentou este projeto aos presidentes dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e ao presidente da Câmara de Benavente, que visa «transformar o arco ribeirinho numa grande metrópole em que o rio funciona como elo de ligação dos territórios em vez de os separar», lê-se em comunicado.

O projeto assenta em quatro eixos estruturantes: Arco Ribeirinho Sul, Ocean Campus, Aeroporto Humberto Delgado e Cidade Aeroportuária. «Nos quatro eixos requalificam-se e regeneram-se territórios, fomenta-se cidades em rede e promove-se a economia circular, a habitação, o emprego e o aumento dos transportes públicos através do reforço das infraestruturas. Dá-se uso, vida e futuro a terrenos públicos nas margens do Tejo que há muitos anos estão totalmente desaproveitados».

O Parque Cidades do Tejo integra também espaços habitacionais, de lazer, de investigação e de cultura, como a Ópera Tejo, um Centro de Congressos Internacional e a Cidade Aeroportuária. 

Duas pontes nas margens do Tejo

Ao nível de infraestruturas, estão previstas duas novas travessias do Tejo: a Terceira Travessia do Tejo (TTT) e o túnel Algés-Trafaria; um aeroporto único de cariz expansível, com capacidade para mais de 100 milhões de passageiros e investimento na ferrovia de alta velocidade. 

«O projeto terá uma dotação inicial de 26,5 milhões de euros e a gestão assenta num modelo paritário entre o Estado central e os municípios», refere ainda a nota.