A Junta de Freguesia de Benfica vai entregar, esta sexta-feira, dia 26 de julho, as primeiras dez habitações, no âmbito do concurso do programa de arrendamento acessível (PRA). Trata-se de uma iniciativa pioneira, integrada no maior investimento de sempre realizado por uma Junta de Freguesia. A cerimónia simbólica, da entrega de chaves, terá lugar no Palácio Baldaya, a partir das 16h00.
O primeiro concurso para as habitações em Benfica, de arrendamento acessível, recebeu perto de 2.900 candidaturas. Os fogos encontram-se dispersos geograficamente pelo Bairro de Benfica, nas tipologias T1 a T3, permitindo uma verdadeira política de integração de novos moradores na freguesia.
A Junta de Freguesia de Benfica explica que a atribuição destas habitações insere-se numa estratégia local, que pretende dar resposta a famílias em situação de carência habitacional na cidade de Lisboa, destinada sobretudo a jovens adultos, jovens famílias, famílias monoparentais, entre outras, e permitirá fixar na freguesia cerca de 916 novos moradores.
O programa é financiado por fundos europeus, após a aprovação de candidaturas aos programas de Apoio ao Acesso à Habitação, do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência) e 1º Direito.
Até ao dia 22 de agosto, está aberto um novo concurso para a atribuição de mais 14 habitações, algumas das quais já prontas a atribuir e outras em fase de reabilitação.
Foram também submetidas para aprovação do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) 272 candidaturas, num valor que ascende a mais de 69 milhões de euros, para criar habitação na freguesia ao abrigo do programa 1º Direito. O investimento para criar soluções habitacionais dignas que permitam às famílias lisboetas continuar a viver no Bairro de Benfica, está inserido numa estratégia local de habitação que pretende, até 2026, criar 250 fogos para arrendamento a baixo custo no Bairro de Benfica.