Famalicão compra mais 225 casas por 38 milhões

Famalicão compra mais 225 casas por 38 milhões
Fotografia retirada do site da Câmara Municipal de Famalicão.

A Câmara Municipal de Famalicão prepara-se para lançar uma nova Oferta Pública de Aquisição (OPA), no valor de 38 milhões destinados à aquisição de mais 225 fogos. Recorde-se que a autarquia famalicense lançou em março uma primeira OPA para adquirir 81 imóveis por mais de 10 milhões de euros.

De acordo com comunicado da autarquia, a nova Oferta Pública prevê a aquisição de 225 fogos habitacionais em construção ou a construir, de várias tipologias: 40 habitações T1, 72 de tipologia T2, 83 habitações T3 e 30 habitações T4.

Assim como na primeira operação, também nesta todos os fogos serão destinados aos beneficiários do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência – 1.º Direito

Esta á uma «aposta prioritária», afirma Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, acrescentando que «este é um dossier muito desafiante para o nosso país. A discussão é bem-vinda, mas precisamos de agir mais e quanto mais rápido melhor. É o que estamos a fazer em Famalicão que com estas duas Ofertas Públicas põe em marcha já quase 50 milhões dos 62 que em janeiro anunciou para a área da Habitação», citado em comunicado.

De referir que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem mais de 62 milhões de euros para investir durante seis anos na melhoria do parque habitacional do concelho, no âmbito do acordo de colaboração celebrado em outubro de 2022 com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para a execução do 1.º Direito.