Estratégia Local de Habitação de Viana reforçada para 51 milhões

A Estratégia Local de Habitação de Viana do Castelo 2021-2026 foi reforçada para quase 51 milhões de euros.
Marina Gonçalves frisou que a ELH de Viana do Castelo «está em velocidade cruzeiro».

A Estratégia Local de Habitação de Viana do Castelo 2021-2026 foi reforçada para quase 51 milhões de euros, de forma a dar resposta às necessidades de habitação de 641 famílias, foi anunciado no passado dia 5 de setembro pela autarquia de Viana do Castelo.

Em termos concretos, a ELH prevê 50.701.945 euros, para beneficiar 641 agregados, dos quais 44.216.945 euros de responsabilidade municipal, que irão apoiar 457 agregados. Os números foram apresentados esta terça-feira durante a visita da Ministra da Habitação à Urbanização Municipal da Felgueira, em Perre, que incluiu o ato de assinatura do Aditamento ao Acordo de Colaboração celebrado entre o IHRU e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O facto de o Programa 1º Direito ter sido reforçado de 28 para 51 milhões, em Viana do Castelo, «é uma oportunidade única» que vai permitir intervir em todas os bairros de habitação social e construir novos, assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acrescentando que «só mitigaremos esta emergência que é a questão da habitação se unirmos esforços a nível local», lê-se no comunicado.

Marina Gonçalves considerou que a Estratégia de Habitação Local de Viana do Castelo «está em velocidade cruzeiro, em execução em prol das famílias» e que esta parceria permite ao município «avançar de forma mais célere e efetiva» para dar resposta «a um direito fundamental que é a habitação».

Na Estratégia de Habitação Local, para obras de reabilitação e conservação, estão previstos 14.596.545 euros. Em termos de construção nova, a Estratégia Local de Habitação prevê 34.170.400,00 euros, para três empreitadas e outras em estudo.

No que toca a construção nova, a Estratégia Local de Habitação prevê 34.170.400,00 euros, para três empreitadas e outras em estudo. «A construção da Urbanização do Carvalhal, em Darque, representa um investimento de 9.498.000 euros, beneficiando 60 agregados, permitindo a transformação das atuais construções abarracadas do Acampamento das Alminhas». Está ainda prevista «nova construção no Bairro de S. José, Alvarães (4.550.000 euros, 22 agregados), com demolição e reconstrução com aumento de fogos, e Rua das Telheiras (2.139.440,00 euros, 10 agregados)»

De acordo com comunicado, a ELH de Viana do Castelo «foi desenhada para dar uma resposta adequada às situações de carência habitacional, assente num exercício de planeamento abrangente, orientado para o reequilíbrio entre as dinâmicas do mercado e a intervenção pública, na garantia do direito à habitação para todos os segmentos da população já residente ou a atrair e fixar no futuro».