Engenheiros encaram novo Ministério da Habitação “com expetativa”

Engenheiros encaram novo Ministério da Habitação “com expetativa”

A Ordem dos Engenheiros comentou esta semana a criação do novo Ministério da Habitação e as nomeações que substituem o cargo de Pedro Nuno Santos, referindo que «encara com expetativa a ação de Marina Gonçalves como Ministra da Habitação, bem como a de João Galamba enquanto Ministro das Infraestruturas».

Em comunicado, a Ordem regista «com satisfação o reforço do número de engenheiros e engenheiras na estrutura do Governo, o que representa o reconhecimento público da importância da engenharia na consecução dos desafios que o país tem pela frente».

A OE recorda que «em conjunto com a fileira da construção, no passado mês de dezembro, promoveu uma convenção, que debateu especificamente os temas da Habitação e das Infraestruturas, que contou com a participação de Marina Gonçalves então na qualidade de Secretária de Estado da Habitação, responsável pública com quem a OE tem tido proximidade na procura de soluções para o setor da habitação e que tem tomado posições nas quais esta Ordem se revê».

Agora, a OE «considera fundamental interagir e cooperar com o Ministério das Infraestruturas, face aos consideráveis desafios de investimento nesta área, previstos para a próxima década. Desafios esses, aliás, a que as 34 propostas emanadas da já referida Convenção tentam dar resposta». Por isso, «a Ordem dos Engenheiros reitera a sua total disponibilidade para trabalhar em conjunto com os responsáveis políticos, no sentido de procurar e promover respostas concretas aos problemas e desafios que Portugal enfrenta».