Empréstimos para compra de casa desaceleram em janeiro

Empréstimos para compra de casa desaceleram em janeiro
Os empréstimos ao consumo atingiram 21,2 mil milhões de euros.

No final do mês de janeiro, o montante total de empréstimos a particulares registou uma descida em termos anuais (-0,2%) pelo quinto mês consecutivo. De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, o montante total de empréstimos para habitação era de 98,7 mil milhões de euros, em janeiro, menos 0,2 mil milhões de euros do que em dezembro de 2023. Estes empréstimos decresceram 1,3% relativamente a janeiro do ano passado.

De acordo com o banco central português, os empréstimos ao consumo atingiram 21,2 mil milhões de euros, mais 0,1 mil milhões do que em dezembro de 2023. Estes empréstimos aumentaram 5,4% em relação a janeiro de 2023.

No que toca aos empréstimos para habitação concedidos a particulares da área euro, registaram uma taxa de variação negativa de -0,1%, mas menos expressiva que a observada em Portugal. Por contraposição, Portugal evidencia um maior dinamismo nos empréstimos ao consumo do que a área do euro, que apresentou uma taxa de crescimento de 2,8%.

No final de janeiro, o montante de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas totalizava 72,6 mil milhões de euros, menos 0,7 mil milhões de euros do que no final de dezembro de 2023. Relativamente a janeiro de 2023, o montante destes empréstimos decresceu 1,5%.

Por setor de atividade, os setores das indústrias e eletricidade e do comércio, transportes e alojamento registaram taxas de variação anual negativas de -4,5% e -2,6%, respetivamente (-4,6% e -1,9% em dezembro). Em contraste, o setor da construção e atividades imobiliárias apresentou uma taxa de variação anual positiva de 1,1%, no entanto inferior à de dezembro de 2023 (1,8%).