ELH de Braga prevê “maior investimento de sempre” em habitação

ELH de Braga prevê “maior investimento de sempre” em habitação
Braga. Fotografia de Ricardo Resende, Unsplash.

O Município de Braga vai investir 123 milhões de euros, até 2026, em habitação no concelho. As alterações efetuadas à Estratégia Local de Habitação do Município prenunciam o maior investimento de sempre na área da habitação em Braga, afirma João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga, num comunicado divulgado pela autarquia.

Com o intuito de conceder resposta a 1284 famílias que vivem em condições indignas, este investimento na área da habitação trata-se de «uma excelente notícia para Braga, para os Bracarenses e para o setor da habitação», considera o vereador da Câmara Municipal de Braga.

“Uma série de soluções que vêm dar resposta a uma franja considerável da população”

João Rodrigues indica que «ao longo dos próximos anos, o Município e a Bragahabit avançarão com uma série de soluções que vêm dar resposta a uma franja considerável da população que, hoje, tem dificuldade em fazer valer o direito fundamental à habitação condigna, incluindo muitas pessoas e agregados da classe média que, tradicionalmente, não são beneficiárias deste tipo de políticas públicas».

A nova ELH do Município de Braga em matéria de política de habitação abrange um investimento global que ascende a 123 milhões de euros, o que corresponde, em média, a um investimento médio por fogo de cerca de €96.500,00. Trata-se de um acréscimo muito significativo se comparado com a ELH aprovada em 2021, «chegando quase ao triplo do valor», sublinha o município em comunicado.

Está prevista a «reabilitação de frações habitacionais e de outros equipamentos públicos, a aquisição de terrenos e de frações habitacionais para arrendamento, o arrendamento de frações habitacionais para subarrendamento e a construção de novos edifícios, até 2026, como soluções para dar resposta às condições indignas identificadas pelo Município de Braga, pela BragaHabit e por outros promotores», sublinha o vereador.