EastBanc vai construir nova residência universitária da Universidade de Lisboa

imagem ilustrativa
O projeto em causa diz respeito a uma nova residência de estudantes, espaço de restauração e comércio

A EastBanc Portugal e a Universidade de Lisboa anunciaram esta terça-feira a assinatura de um contrato para concessão de obra e exploração de imóveis de 30 anos para reabilitar o edifício anexo ao Museu Nacional de História Natural e Ciência e o Casario Poente, criando uma nova residência universitária, além de espaços de restauração, comércio e serviços.

Assim, a EastBanc será responsável pela reabilitação do espaço da Biblioteca e Sala do Conselho, que será para uso da universidade, assim como da Sala e Biblioteca Vandelli, também destinada a sala de estudo para os estudantes da nova residência universitária e da Universidade de Lisboa.

A nova residência terá um total de 60 quartos e 75 camas, distribuídos por 3 pisos. A residência terá 2.800 metros quadrados de área bruta de construção e a zona de comércio 1.350 metros quadrados.

O projeto de reabilitação será orientado pelo arquiteto Falcão de Campos. Tem como objetivo «promover a revitalização destes edifícios, ambos situados no bairro do Príncipe Real». Se tudo correr como o planeado, a obra deverá arrancar no próximo ano.

Em comunicado, refere-se que «esta parceria está alinhada com a estratégia da EastBanc Portugal de continuamente dinamizar o bairro do Príncipe Real e oferecer alojamento estudantil e mais serviços relevantes para a comunidade».

Tiago Eiró, CEO da EastBanc Portugal, reconhece a «lacuna na oferta de residências de estudantes em Portugal, nomeadamente em Lisboa, que tem vindo a receber cada vez mais estudantes, todos os anos, incluindo estrangeiros». Aliás, o número de estudantes do ensino superior cresceu 20% nos últimos 6 anos em Portugal, e só a Universidade de Lisboa tem atualmente mais de 50.000 alunos, 9.000 estrangeiros. A Universidade de Lisboa tem disponíveis cerca de 1.200 camas.

«Fecharmos este acordo significa estarmos não só a contribuir com mais oferta de alojamento para este público, mas também a contribuir para a contínua revitalização do bairro do Príncipe Real, que ganhará com este projeto mais vida e dinamismo. E, ainda por cima, com a Universidade de Lisboa, nosso vizinho e parceiro há cerca de 20 anos no Príncipe Real», completa Tiago Eiró.

Por seu turno, Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa, destaca que «este projeto complementa o programa que temos em curso de disponibilização de residências de estudantes, no âmbito do qual pretendemos atingir as 2.500 camas até 2027, diversificando assim a oferta em Lisboa», conclui.

Atualização às 12h20 de 8 de setembro com mais informação da EastBanc