Crédito à habitação concedido e taxa de juro média descem em junho

Crédito à habitação concedido e taxa de juro média descem em junho
Pexels

No mês de junho, foram concedidos 1.273 milhões de euros pela banca portuguesa para crédito à habitação, abaixo dos 1.376 milhões concedidos em maio. De acordo com os números agora divulgados pelo Banco de Portugal, desde abril que o montante concedido tem vindo a descer.

No total, as novas operações de empréstimos aos particulares somaram os 2.317 milhões de euros em junho, menos 235 milhões de euros do que em maio. As novas operações de empréstimos incluem os contratos totalmente novos e os contratos renegociados.

O montante dos novos contratos de empréstimos a particulares reduziu 178 milhões de euros, num total de 1.934 milhões de euros, descida transversal a todas as finalidades de crédito.

A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação passou de 3,71% em maio para 3,68% em junho, descendo pelo 9º mês consecutivo.

Já a taxa de juro média dos novos contratos de crédito à habitação desceu 0,02% para 3,59%. Nos contratos renegociados, a taxa de juro média também desceu para 4,03%.

Por outro lado, no que diz respeito à zona euro, a taxa de juro média das novas operações de empréstimos à habitação do conjunto destes países desceu 0,03% para os 3,73%. Portugal apresentou a 7ª taxa de juro média mais baixa, abaixo da média da área do euro.