Concessão de crédito à habitação aumenta 8,1% em julho

Concessão de crédito à habitação aumenta 8,1% em julho
Unsplash

No mês de julho, os novos empréstimos para habitação registaram um aumento de 8,1%, o maior que se regista desde agosto de 2008, e mantendo a rota de aceleração.

De acordo com as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares agora publicadas pelo Banco de Portugal, neste mês o stock de empréstimos para habitação aumentou 986 milhões de euros face a junho, num total de 106.300 milhões de euros no final de julho.

Já o montante de empréstimos ao consumo e outros fins aumentou 158 milhões de euros relativamente a junho, para 32.800 milhões de euros, mais 7,7% que no período homólogo.

Assim, o montante total de empréstimos a particulares (todas as finalidades) cresceu 8%, também a maior taxa de variação anual registada desde agosto de 2008.

No que diz respeito aos empréstimos a empresas, o stock concedido pelos bancos somava os 74.200 milhões de euros no final do mês de julho, mais 113 milhões de euros que no final de junho, e mais 3,5% que no ano passado. Apenas as médias empresas registaram uma redução de -2,6% dos empréstimos concedidos.

O setor da construção e das atividades imobiliárias continuou a acelerar no crédito concedido, com a taxa de variação anual a atingir os 7,6%, e comparando com os 7,1% de junho.