Colliers: qualidade das escolas vai influenciar o preço da habitação

Colliers: qualidade das escolas vai influenciar o preço da habitação

 

Num relatório recente, a Colliers analisa o impacto que este novo regulamento poderá ter no preço da habitação, até porque «a correlação entre a qualidade das escolas e o preço da habitação é uma das temáticas mais estudadas no imobiliário».

Em Portugal, apesar da regulamentação existente, esta relação ainda não era tão forte dada a falta de controlo das moradas, o que tem permitido que os pais escolhessem a escola da sua preferência independentemente da área de residência. «a aprovação do Despacho Normativo 6/2018 promete moralizar o sistema de admissão (…). À medida que o controlo se torne mais efetivo, será expectável que o preço das casas nas zonas mais próximas das melhores escolas públicas tenda a aumentar, mimetizando o que se passa noutras cidades Europeias, como Londres ou Paris, onde as casas mais próximas das melhores escolas chegam a ter um prémio próximo dos 10%, levando a que, por exemplo, um apartamento de 250.000 euros se aprecie até aos 275.000 euros», exemplifica a consultora.

Mas ressalva que «o impacto desta alteração no preço das casas não será imediato. A lentidão do processo de mudança de casa, bem como o peso das escolas privadas, sobretudo no ensino secundário, tenderão a suavizar e prolongar no tempo, o impacto desta regulamentação», explica a Colliers.