Lisboa recebe, a 5 de fevereiro, no MEO Arena, a edição de 2026 do Observatório do Imobiliário, numa iniciativa conjunta da Century 21 Portugal e da The Economist. O objetivo é promover um debate alargado sobre os desafios estruturais da habitação, o futuro das cidades e as perspetivas do mercado residencial.
A participação da The Economist Intelligence Unit concretiza-se através de Emily Mansfield, Regional Director para a Europa, que apresentará o "Global Liveability Index 2026" e moderará o painel internacional “Reinventar a habitação: criar cidades acessíveis e habitáveis”. O debate contará com a presença de responsáveis da Comissão Europeia, do Banco Europeu de Investimento, da Gehl People e da Universidade Técnica de Delft.
Lisboa acolhe este encontro num contexto de crescente projeção internacional, depois de Portugal ter sido distinguido pela revista The Economist como “Economia do Ano” em 2025, em resultado de um desempenho económico robusto, marcado pelo crescimento do PIB, inflação controlada e forte dinamismo do turismo e da atração de residentes estrangeiros.
Entre os principais temas em análise estarão a necessidade de repensar estratégias urbanas e de investimento para manter a competitividade global das cidades, os instrumentos de política pública e financiamento para melhorar a acessibilidade à habitação, o papel da colaboração entre banca, autoridades públicas e setor imobiliário, bem como estratégias de regeneração urbana, libertação de terrenos e reabilitação do edificado.