A Câmara Municipal do Porto anunciou esta semana que adquiriu dois prédios de habitação na cidade para colocar 20 frações no mercado de arrendamento acessível. Os imóveis foram adquiridos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa 1º Direito.
Um dos edifícios situa-se em Paranhos, na rua 9 de Abril, e representa um investimento de mais de 1,9 milhões de euros. Dará origem a 12 habitações. O outro imóvel situa-se em Campanhã, na rua Matias de Albuquerque, e terá 8 habitações, num investimento de 1,7 milhões de euros. Ambos serão alvo de obras de intervenção, a concluir até ao final do próximo ano.
No seu site, a autarquia recorda que em fevereiro deste ano comprou também um prédio com 6 fogos na rua Central de Francos para o mesmo fim. A sua reabilitação deverá ser concluída até ao final deste ano. Comprou também outras 3 habitações prontas a habitar na rua do Monte Alegre, na travessa do Covelo e na rua de Honório Lima.
Agora, a Câmara Municipal do Porto pretende comprar mais 10 frações, 6 delas já com contrato-promessa de compra e venda assinado e 4 em vias de formalização.
O objetivo da empresa municipal de reabilitação urbana Porto Vivo SRU é promover a reabilitação de 200 casas e coloca-las no mercado de renda acessível, ou seja, com rendas pelo menos 20% inferiores aos valores de mercado.