Lisboa ganhou um novo ponto de encontro entre cidadãos e território. O município inaugurou o seu Balcão Único do Prédio (BUPi), situado na Câmara Municipal de Lisboa, no Edifício Central do Campo Grande. Com esta abertura, a autarquia passa a integrar a rede nacional de atendimento presencial do projeto, que já reúne a assinatura de todos os municípios de Portugal Continental a que se propunha.
A adesão formal do Município de Lisboa ao BUPi teve lugar a 24 de setembro, nos Paços do Concelho, com a assinatura do acordo de colaboração interinstitucional com a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) e o Instituto dos Registos e Notariado, I.P. (IRN).
A partir de agora, é possível aos cidadãos que vivem, trabalham e se deslocam à capital, aceder ao balcão BUPi e localizar e identificar os limites dos seus terrenos, fazendo as RGG, gratuitamente, até ao final de 2025. A localização, horários e os contactos do balcão BUPi Lisboa podem ser consultados no website do município.
Blandina Soares, Coordenadora da eBUPi, sublinha a importância do balcão BUPi de Lisboa, “no mais populoso município do país, aquele para onde confluem mais cidadãos, gerando uma oportunidade de incrementar significativamente o conhecimento do território nacional e de beneficiar muitas pessoas”.
Com a abertura do balcão na capital, e com o de São João da Madeira prestes a seguir-se, o BUPi passa a cobrir todos os municípios de Portugal Continental sem cadastro predial. Nestes municípios, o BUPi já permitiu identificar cerca de três milhões de propriedades.