BUPi de Lisboa oficialmente inaugurado no Edifício Central do Campo Grande

BUPi de Lisboa oficialmente inaugurado no Edifício Central do Campo Grande
Fotografia de Freepik.

Lisboa ganhou um novo ponto de encontro entre cidadãos e território. O município inaugurou o seu Balcão Único do Prédio (BUPi), situado na Câmara Municipal de Lisboa, no Edifício Central do Campo Grande. Com esta abertura, a autarquia passa a integrar a rede nacional de atendimento presencial do projeto, que já reúne a assinatura de todos os municípios de Portugal Continental a que se propunha.

A adesão formal do Município de Lisboa ao BUPi teve lugar a 24 de setembro, nos Paços do Concelho, com a assinatura do acordo de colaboração interinstitucional com a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) e o Instituto dos Registos e Notariado, I.P. (IRN).

A partir de agora, é possível aos cidadãos que vivem, trabalham e se deslocam à capital, aceder ao balcão BUPi e localizar e identificar os limites dos seus terrenos, fazendo as RGG, gratuitamente, até ao final de 2025. A localização, horários e os contactos do balcão BUPi Lisboa podem ser consultados no website do município.

Blandina Soares, Coordenadora da eBUPi, sublinha a importância do balcão BUPi de Lisboa, “no mais populoso município do país, aquele para onde confluem mais cidadãos, gerando uma oportunidade de incrementar significativamente o conhecimento do território nacional e de beneficiar muitas pessoas”.

Com a abertura do balcão na capital, e com o de São João da Madeira prestes a seguir-se, o BUPi passa a cobrir todos os municípios de Portugal Continental sem cadastro predial. Nestes municípios, o BUPi já permitiu identificar cerca de três milhões de propriedades.