Foram aprovadas mais de três mil candidaturas ao Porta 65, sendo que os pagamentos já foram pagos na semana transata e com retroativos.
«As candidaturas apresentadas no mês de setembro tiveram o apuramento dos resultados há duas semanas, com 3.045 candidaturas subvencionadas», avançou fonte do Ministério da Habitação ao Notícias ao Minuto.
As candidaturas, que foram aprovadas, «tiveram as subvenções pagas durante a semana passada, sendo garantido aos beneficiários que o pagamento retroage à data da submissão da candidatura», adiantou.
Recorde-se que o programa teve um atraso significativo, de vários meses, suscitando uma série de queixas e reclamações por parte dos candidatos. Este atraso está relacionado com as alterações introduzidas no programa, em meados de 2023, conforme indicado pela mesma fonte tutelar.
«Desde junho de 2023, e com as alterações promovidas no âmbito do Mais Habitação, as candidaturas passaram a poder ser apresentadas em contínuo, substituindo os três períodos anuais de candidatura". Ora, "esta alteração implicou alterações à plataforma Porta 65 Jovem e ao sistema de análise, que obrigou a um atraso que já se encontra em recuperação», explicou.