70.000 famílias podem ter taxa de esforço acima de 50% no final do ano

imagem ilustrativa
Pixabay on Pexels

Em resultado da subida das taxas de juro, no final do ano, cerca de 70.000 famílias poderão ter uma taxa de esforço de mais de 50% para suportar as despesas do crédito à habitação. É quase 5% das famílias que têm crédito à habitação.

Na sua análise ao atual momento da economia, intitulada “Encruzilhada de políticas”, recentemente publicada (anualmente), o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, recorda que «a conclusão da recuperação da crise pandémica, o arrefecimento da inflação e a necessidade de encontrar as fontes de crescimento nos fatores estruturais fazem de 2023 um ano charneira».

Por um lado, o primeiro semestre ficou marcado pela subida intensa das taxas de juro, pela desaceleração das exportações, «em virtude de uma economia global hesitante», mas «com as variáveis nominais a refletirem uma inflação ainda demasiado elevada. A economia da área do euro quase estagnou, apesar da robustez do mercado de trabalho». No entanto, a economia portuguesa «manteve a convergência económica que caracterizou os anos anteriores à pandemia (…). Destacava-se entre as suas congéneres europeias. Contas públicas entre as mais equilibradas; endividamento público e privado numa trajetória de redução; e um sistema financeiro estável e aliado da economia».

Já a segunda metade do ano, está a ficar marcada com o emprego e os salários «em valores máximos». O emprego privado «cresceu 9% desde 2019 e há mais 800.000 empregos do que há dez anos! Os salários recebidos pelos portugueses têm uma evolução ainda mais expressiva: cresceram 20% desde 2019 e 67% na última década».

«Enfrentamos uma encruzilhada de políticas para reduzir a inflação e responder ao abrandamento da economia. Uma encruzilhada de políticas não é mais do que a necessidade de utilizar a cooperação institucional, como no passado recente da Europa e do país, para garantir uma saída bem-sucedida para os nossos desafios», escreve o governador.


«No final de 2023, cerca de 70.000 famílias poderão vir a ter despesas com o serviço do crédito à habitação permanente superiores a 50% do seu rendimento líquido»

No entanto, Mário Centeno alerta que «a encruzilhada traz maior aperto financeiro a famílias e empresas em resultado do ciclo de política monetária. No final de 2023, cerca de 70.000 famílias poderão vir a ter despesas com o serviço do crédito à habitação permanente superiores a 50% do seu rendimento líquido», e recorda que, no final 2021, «já eram 36.000 famílias. O reforço da poupança e a redução do endividamento, bem como os apoios públicos e o papel do setor bancário na prevenção do incumprimento podem mitigar estes riscos», considera.

Sem imprevistos de maior, a inflação deverá «aproximar-se dos 2%» no final do ano. «O objetivo de médio prazo está ao nosso alcance no horizonte próximo». Ao mesmo tempo, Mário Centeno analisa que «o enquadramento económico (externo) mostra sinais de desaceleração e mesmo com dimensões recessivas. Os indicadores económicos da área do euro divulgados em julho não são animadores, mas o cenário em que evitamos uma recessão está ainda no centro das nossas avaliações», diz ainda Mário Centeno.