Sitio encerra o ano com 12 espaços de coworking em funcionamento

Sitio encerra o ano com 12 espaços de coworking em funcionamento

A rede de espaços de coworking e trabalho flexível Sitio chega ao final de 2024 com 12 espaços em operação, que acolhem mais de 200 empresas, e destaca «um ano recheado de parcerias estratégicas e aberturas de novos hubs» para a rede que «pretende ser sede das principais empresas do ecossistema de inovação em Portugal».

Miguel Ricardo, General Manager do Sitio, comenta que «este foi um ano de recalibração para nós. Aproveitando o mote do décimo aniversário, reinventamos a nossa estratégia no sentido de criar espaços de inovação e empreendedorismo por todo o país. Passados estes anos, estamos cada vez mais certos de que a nossa missão vai muito além da criação de espaços acolhedores e controlo logístico desses espaços. O nosso trabalho não faria sentido se não tivéssemos a certeza que em cada espaço do Sitio existe uma comunidade de pessoas rica e coesa em desenvolvimento».

E acrescenta que «estamos profundamente orgulhosos do trabalho que desenvolvemos este ano. O próximo ano passará pela consolidação dos novos espaços que inauguramos e pelo aprofundamento do ecossistema de inovação português».

Um dos destaques deste ano passa pelo hub de Guimarães, oficialmente inaugurado no final do ano passado, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, parte do Minho Innovation & Technology Hub. Ao longo do ano, acolheu vários eventos, como a Techstars Startup Week Guimarães.

Já em outubro passado, inaugurou o Sitio de Vila Nova de Gaia, consolidando a presença da marca no Porto, onde já tinha três outros espaços. O novo hub tem capacidade para 300 profissionais e aqui decorreram também vários eventos desde o início do ano, com o propósito de reforçar o sentido de comunidade do espaço.

Em novembro, abriu o Alhub em Alvalade, em Lisboa, em parceria com a Unicorn Factory Lisboa, que vai juntar no mesmo espaço vários profissionais que desenvolvem a sua atividade na área da Inteligência Artificial no ecossistema de inovação português, incluindo da Microsoft.

Nos seus 10 anos de existência, passaram pelo Sitio 1.076 empresas, algumas delas startups. Neste momento, 200 empresas fazem parte desta rede, 36% startups, muitas ligadas ao setor da tecnologia e inovação. 73% são empresas nacionais e 27% estrangeiras. «O Sitio orgulha-se de acolher organizações tão relevantes quanto a Rauva, a Casais, a NTT Data, a Fini Company ou a Microsoft e a Accenture», pode ainda ler-se.