Procura de escritórios deverá “manter-se resiliente” em 2023

Procura de escritórios deverá “manter-se resiliente” em 2023
Fotografia de Cadeau Maestro, Pexels.

A Worx Real Estate Consultants apresentou, esta quinta-feira, o estudo WMarket Year-end 2022-2023, uma publicação bianual que analisa os diversos setores do imobiliário comercial em Portugal e apresenta tendências para os próximos meses.

Em primeiro lugar, a Worx salienta os 3.000 milhões de euros de investimento atingidos no mercado imobiliário comercial em 2022, o terceiro melhor ano de sempre, que e representa um crescimento de 45%. Face ao atual contexto macroeconómico que atravessamos, para 2023, a consultora aponta um abrandamento do volume de investimento, principalmente no primeiro semestre do ano.

No último ano, as yields prime em Portugal registaram na sua generalidade uma descompressão de 25 pontos base. O setor de escritórios e o segmento de retail parks formam a exceção, uma vez que retomaram aos valores de 2021, após ligeiras compressões em meados do ano de 2022.

Em 2023, espera-se um maior aumento nas yields em todos os setores, uma vez que o mercado nacional ainda não o comportou na integridade, sendo que deverá ser mais moderado do que noutros mercados europeus. Isto irá estabelecer um “novo normal” para as yields de referência no mercado em 2023.

Escritórios

No ano transato, o mercado de escritórios movimentou um volume de 272.000 metros quadrados colocados na Grande Lisboa, distribuídos por 200 negócios. Após um ano histórico, a procura de escritórios parece manter-se resiliente aos fatores externos adversos. A Worx estima que a procura, em 2023, continue acima da média dos últimos cinco anos.

A consultora indica que no mercado continuam a registar-se diversas novas procuras de empresas que se estão a instalar em Portugal pela primeira vez e, ainda, um crescimento contínuo de empresas tecnológicas, que associado à crescente absorção de espaços dos operadores de flex office, irão caracterizar a dinâmica ocupacional no mercado de escritórios de Lisboa em 2023.

Retalho

O estudo atenta para a atividade ocupacional no setor de retalho, que passou por um período de recuperação, com o consumo privado e a atividade turística a suportarem a performance dos lojistas, em 2022.

Para 2023, a Worx aponta como principais tendências as soluções omnicanais, que conciliam as vendas online com as físicas, e conceitos de consumo local, com uma crescente procura por lojas de retalho de conveniência e proximidade

Industrial e logística

A atividade no setor industrial e logística em Portugal registou mais de 605.000 metros quadrados de absorção em 2022, refletindo uma quebra homóloga de 21%. A consultora estima, no estudo, que a reduzida oferta de qualidade no mercado, em conjunto com a entrada de novos espaços modernos, originará uma subida nas rendas no curto prazo, sendo que este aumento será superior no caso dos espaços destinados ao last mile. Automação, robotização e poupança energética são as principais tendências apontadas para o setor.

Sustentabilidade Imobiliária

A Worx destaca a sustentabilidade no imobiliário, onde o framework ESG tem ganho relevância. «Os players que já identificaram e reconheceram os fortes incentivos financeiros e a importante gestão de riscos reais e potenciais impulsionados pela pressão regulatória (Taxonomia, CSRD e SFDR), procuraram antecipar-se. Isto permite-lhes serem vistos como pioneiros, reduzir os custos de transição e ganhar competitividade no mercado», refere a consultora.

Turismo

Em 2022, a procura hoteleira alcançou 26,5 milhões de hóspedes e 69,5 milhões de dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico. Estes valores apresentaram uma sólida recuperação após a pandemia, atingindo praticamente os níveis de 2019 e encontrando-se apenas 2% e 1% abaixo, respetivamente.

Para 2023, a consultora sublinha que Portugal deverá conseguir manter os elevados níveis de procura, ainda que se antecipe algum abrandamento na disponibilidade das famílias a despenderem as suas poupanças em viagens.

Residencial

O estudo referencia a procura, que se manteve elevada, numa altura em que a oferta reduziu fortemente, o que manteve a pressão sobre os preços de venda. A consultora destaca o crescimento dos nómadas digitais que, incentivados pelos benefícios fiscais para residentes não habituais, alimentam a procura de origem estrangeira por casas.

Pedro Rutkowski, CEO da Worx Real Estate Consultants, salienta a importância da partilha destes insights «nesta edição do WMarket Review Year-end 2022-2023, apresentámos algumas novidades que considerámos particularmente relevantes e que procuram dar resposta à necessidade de informação e conhecimento do mercado imobiliário dos nossos clientes e parceiros. Perante o momento desafiante que atravessamos em termos macroeconómicos, privilegiámos dar destaque às tendências e previsões para os próximos tempos.

O responsável acrescenta que «estas mesmas perspetivas foram corroboradas e complementadas com as opiniões que recolhemos de 18 players de alta relevância e com elevado conhecimento do mercado imobiliário, o que constitui mais uma das novidades desta edição, e que acreditamos que muito a enriquece. Por último, e porque a sustentabilidade imobiliária é já um tema incontornável no setor, incorporámos um capítulo exclusivo sobre este tema, no qual abordamos a emergência do mesmo, a consolidação das certificações de sustentabilidade e a pressão regulatória (Taxonomia, CSRD e SFDR)».