A Natixis acaba de inaugurar um novo espaço temático de escritórios no seu Centro de Excelência do Porto, a nova Village Honolulu, inspirada nesta cidade, que promete «um ambiente único e imersivo, inspirado na vibrante atmosfera tropical do Havai». É o segundo espaço deste género que tem nesta localização.
A Village Honolulu tem cerca de 400 metros quadrados e capacidade para 80 pessoas. É um espaço imersivo com ambientes criados para estimular a criatividade e a colaboração. O oceano subaquático é um desses ambientes, assim como o terrestre, flora e aves, surf e praia. Tem um bar/copa, balneários e cacifos.
De acordo com a Natixis, este novo espaço «promove um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, incentivando a atividade física e a mobilidade sustentável, facilitando a utilização de bicicletas e trotinetes pelos colaboradores. Será especialmente valorizado pelas comunidades internas da Natixis, como, por exemplo, Yoga e Dança, proporcionando um local privilegiado para a prática de atividades desportivas e de bem-estar. Esta área ampla e versátil revela-se ideal para atividades de teambuilding, apresentações e eventos de grande escala, destacando-se pela ausência de workstations tradicionais e pela sua atmosfera acolhedora e descontraída».
Esta nova Village «reforça o compromisso da Natixis em Portugal com a inovação e a diversidade cultural, proporcionando ambientes de trabalho que estimulam a criatividade, a inovação e a colaboração entre as equipas», refere a empresa. Este projeto é um exemplo do modelo de trabalho híbrido e flexível que a Natixis promove e que consiste em oito dias de trabalho presencial por mês, com um encontro de equipa semanal, denominado Purple Day, «conferindo um verdadeiro propósito às idas ao escritório».
Etienne Huret, CEO da Natixis em Portugal, recorda que «desde 2022, temos liderado uma transformação no conceito do espaço de trabalho, com a criação das nossas Villages – ambientes que recriam cidades espalhados pelos quatro continentes, potenciando a partilha, criatividade, inovação, agilidade e colaboração». A “viagem” começa na entrada do escritório, com a recriação do ambiente de um aeroporto, no qual os colaboradores podem consultar a disponibilidade das Villages através de um painel de informação, semelhante ao que encontram na zona das partidas e chegadas de um aeroporto. Atualmente, nos três pisos dedicados, com mais de 4.200 metros quadrados e capacidade para 510 colaboradores, a Natixis em Portugal recria 12 cidades, sendo elas Manaus, Santiago, Dakar, Paris, Porto, Mascate, Cidade do México, Shanghai, Tóquio, Londres, Bangalore e Brooklyn.
Estes espaços «foram desenhadas para oferecer uma experiência imersiva, utilizando a mais recente tecnologia para incorporar sons e cheiros característicos de cada cidade, tornando o ambiente de trabalho um verdadeiro exemplo dos escritórios do futuro», completa a responsável. «O lançamento da Village de Honolulu representa um marco importante na nossa jornada para criar ambientes de trabalhos únicos, que unem a inspiração ao bem-estar», conclui.
A Natixis em Portugal é um Centro de Excelência que tem como missão «transformar a banca tradicional, desenvolvendo soluções inovadoras para o negócio, operações e cultura de trabalho do Groupe BPCE em todo o mundo». A Natixis em Portugal integra a divisão Global Financial Services, a componente internacional do Groupe BPCE, desenvolvendo soluções para as suas duas áreas, Corporate & Investment Banking e Asset & Wealth Management, e, de forma transversal, para as entidades do Groupe BPCE. A sede no Porto conta atualmente com 2.400 colaboradores de mais de 30 nacionalidades.