Investimento recorde em escritórios pode ultrapassar os €1.000M este ano

Investimento recorde em escritórios pode ultrapassar os €1.000M este ano

 

Depois deste recorde, a Cushman & Wakefield estima que o volume total investido neste segmento no fecho do ano se situe perto dos 1.000 milhões de euros, podendo mesmo ultrapassar este valor, e representando um crescimento de mais de 36% face ao ano passado.

O investimento estrangeiro está a liderar a atividade, representando mais de 96% do capital investido. Os investidores do Reino Unido distinguem-se, representando 71% do total investido, seguidos pelos espanhóis e alemães.

Até setembro, o maior negócio do ano foi a venda do Lagoas Park, da Teixeira Duarte, aos britânicos da Kildare Partners, por 375 milhões de euros. Destaque ainda para a compra da Torre Zen, no Parque das Nações, pela Merlin Properties, ou da venda do Expo Finanças pela Selecta a um investidor estrangeiro.

De acordo com a consultora, o mercado está a bater recordes a vários níveis. Só em setembro, a procura de escritórios ultrapassou os 133.000 m², mais 17% face ao período homólogo. A taxa de desocupação está em níveis históricos, nos 7,2%, sobrando pouco mais de 330.000 m² livres na Grande Lisboa.

Nota ainda para os setores tecnológicos, de serviços partilhados e espaços de coworking, que estão a ser os ocupantes mais ativos do mercado.