Haworth Portugal: um parceiro de longo prazo no mercado de escritórios

Sede da Miniclip, Tagus Park.
Sede da Miniclip, Tagus Park.

Sponsored Content: Haworth

Celebrando este ano o seu 75º aniversário, a Haworth é uma empresa multinacional fundada em 1948 por G.W. Haworth, nos Estados Unidos da América, sendo hoje reconhecida como líder global na indústria de mobiliário para escritórios. O que começou com raízes humildes - produzindo móveis de madeira numa cidade nas margens do Lago Michigan - evoluiu rapidamente para uma empresa global com foco no Organic Workspace.

O seu modelo de negócio assenta em três pilares, que são também o seu grande fator diferenciador: propriedade familiar, experiência global e liderança em design. Operando em mais de 120 países, com cerca de 7.500 colaboradores por todo o mundo e 400 patentes, a empresa projeta, fornece e fabrica produtos nos mercados onde são entregues, garantindo que todas as soluções são adaptadas às culturas e preferências distintas dos seus clientes, com maior agilidade e um fornecimento mais sustentável. Em Portugal, a Haworth tem duas fábricas localizadas em Queluz de Baixo e Águeda, contando também com showrooms no Porto, Águeda e Queluz onde é possível visitar e experienciar as diferentes soluções de mobiliário e vários ambientes de trabalho.

Uma parte fundamental da abordagem da Haworth ao cliente é a garantia de uma relação de longo prazo, trabalhando juntos para o seu sucesso.

Uma nova abordagem aos espaços de trabalho

A pandemia do COVID-19 teve um impacto significativo na forma como pensamos os espaços de trabalho, fazendo com que a abordagem “tradicional” de um escritório seja agora passado. Um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal, muitas empresas adotaram agora modelos de trabalho híbridos, com os seus colaboradores intercalando entre trabalhar em casa, no escritório ou noutros locais, o que se traduziu numa nova abordagem à forma como vimos os espaços de trabalho e deu lugar a uma nova tendência que veio para ficar.

É verdade que Portugal continua a ter um valor demasiado elevado no que diz respeito à dimensão Power Distance de acordo com o modelo de Hofstede; com o respetivo impacto na forma como as organizações pensam ou idealizam os espaços. Mas, progressivamente e cada vez mais esta distância tem vindo a diminuir o que se reflete num ecossistema corporativo com organizações mais horizontais, menos hierárquicas, menos formais e consequentemente com espaços mais colaborativos onde os colaboradores são o centro de todo o processo. Embora essa flexibilidade abra novas oportunidades, também traz novos desafios.

Os colaboradores não estão tanto tempo no escritório e as organizações precisam de adaptar as suas equipas a esta nova realidade, e consequentemente os espaços de trabalho também devem acompanhar esta mudança e, tanto quanto possível, criar ambientes de trabalho que reforcem os momentos de partilha entre colaboradores.

Worten, World Trade Center (Carnaxide)
Worten, World Trade Center (Carnaxide)

Crescimento sustentado rumo à liderança do mercado português

Contribuindo para o sucesso de muitas organizações, em 2021 e 2022 a Haworth Portugal registou um crescimento sustentado e continuado reforçando a sua posição de liderança no mercado português de fabrico de mobiliário de escritório. No seu portefólio, a empresa inclui as grandes operações que tiveram lugar no mercado português de escritórios nos últimos dois anos, tendo estado envolvida em projetos de referência como o das novas sedes da Miniclip, no Tagus Park, da Cofidis, em Telheiras, ou mais recentemente da nova casa da Worten no edifício World Trade Center, um dos primeiros edifícios a receber as certificações LEED Gold e Well Gold.

Estes são, aliás, exemplos que preconizam a sua capacidade de resposta da Haworth em projetos de grande complexidade, que vão ao encontro das necessidades dos clientes na criação de diferentes espaços: sejam colaborativos, sociais, de concentração ou mais criativos, de acordo com as diversas culturas organizacionais e respondendo aos requisitos da arquitectura, sempre com um mesmo objetivo: contribuir positivamente para o bem-estar das organizações. Por trás do sucesso dos projectos estão importantes vectores como a forte capacidade operacional assente em equipas multidisciplinares que integram as áreas Comercial, Space planning, Gestão de projectos, Logística e Operação industrial, com fabrico local.

E também o vasto portefólio de soluções de mobiliário para todo o tipo de espaços: desde espaços de trabalho em open space, soft seating, salas de reuniões, phone booths, lounge ou coffee points. Trabalhamos em parceria com os nossos clientes e fornecedores com o objectivo de proporcionar a melhor experiência possível, tanto na transição para novas instalações, como na reorganização de existentes, num esforço de trabalho contínuo com os participantes no processo, respondendo aos desafios mais exigentes de clientes, Gabinetes de arquitectura ou Design de interior e Imobiliárias.

O nosso compromisso com a Sustentabilidade

Se no passado o tema da sustentabilidade seria um nice to have hoje é um must have. No âmbito do seu compromisso com a redução da pegada ecológica, a Haworth tem desenvolvido cada vez mais produtos que vão de encontro às necessidades atuais, que passa por exemplo uma gama de tecidos (a Oceanic) que nasceu a partir da Iniciativa SEAQUAL cuja missão é combater a poluição provocada pelos plásticos com vista a um oceano mais limpo. Por meio de uma parceria com a fabricante têxtil Camira a Oceanic é criada inteiramente a partir de plástico reciclado de detritos que flutuam nos oceanos e de garrafas de água descartáveis destinadas a aterro e transformadas em pellets que dão origem à base do fio SEAQUAL.

A Oceanic é uma resposta direta ao problema dos resíduos de plástico e de como a indústria do mobiliário de escritório pode ajudar a contribuir para mitigar este problema. Cada metro de Oceanic é tecido com fios feitos a partir de 26 garrafas de plástico. No âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, e indo também de encontro às necessidades dos seus clientes, em 2023 a Haworth implementou o programa 2nd Life que assenta num esforço da empresa em integrar a economia circular e que se traduz na possibilidade de alguns modelos de cadeiras da Haworth terem uma segunda vida.

Ou seja, com um custo baixo para o cliente a cadeira é revista e avaliada pelo Departamento qualidade, reparada e sempre que necessário será efetuada a substituição de componentes antigos por novos, para que lhe seja dada uma nova vida e volte para casa do cliente em perfeitas condições e com mais dois anos de garantia. Resultado desta acção, por um lado o cliente tem um benefício económico direto, reduzindo o custo do investimento que teria de fazer numa nova cadeira e por outro lado é reduzida a pegada carbónica na produção de novas cadeiras, acrescentando valor em todo o processo.