A Fidera Group vendeu o edifício MB4 à MEAG, empresa de gestão de ativos imobiliários sediada em Munique. A Savills atuou em representação da Fidera Group, proprietária deste ativo de escritórios, que apresenta uma localização premium na Avenida Miguel Bombarda, com um estúdio de pilates e cafetaria, entre outras amenities.
A Savills desempenhou um papel crucial ao longo de todo o ciclo de vida do MB4. Inicialmente, assessorou a Fidera Group na aquisição do imóvel em 2019, e desde então as equipas da consultora imobiliária foram responsáveis pelo arrendamento integral do edifício, aumentando o seu valor e preparando-o para esta transação de sucesso. Simultaneamente, o edifício foi alvo de uma reabilitação profunda, cumprindo elevados padrões de ESG, que o destacaram no competitivo mercado de escritórios da capital.
O MB4 já foi classificado como ‘NZEB Building - Muito Eficiente’ pela ADENE, e tem ainda como objetivo alcançar a certificação BREEAM In-Use, com a classificação ‘Excellent’. Entre as suas soluções sustentáveis e inovadoras, destacam-se os postos de carregamento para veículos elétricos, o parque de bicicletas, um sistema de gestão de ocupantes que monitoriza em tempo real as métricas de sustentabilidade, e os painéis fotovoltaicos instalados na cobertura, que permitem uma redução anual de cerca de 280 toneladas de CO2.
David Kirkby, Director of Obsidian London advising, Fidera Group, afirmou que «este foi um processo complexo e exigente, e a Savills esteve connosco em todas as fases, garantindo que a transação foi concluída com enorme sucesso. Conseguimos transformar completamente o edifício que adquirimos em 2019, tornando-o num dos espaços de escritórios mais inovadores e distintos de Lisboa».
Frederico Leitão de Sousa, Head of Offices da Savills, acrescenta que «a venda do MB4 encerra um ciclo iniciado em 2019 e reflete a confiança do Fidera Group nas nossas equipas, envolvidas desde a aquisição ao desevolvimento do projeto, passando pela gestão e reabilitação do ativo. Embora o mercado de investimento em escritórios enfrente desafios significativos desde a pandemia, esta operação destaca o trabalho de excelência da Savills, contrariando essa tendência. Mais uma vez, mostramos a nossa capacidade de atuar como uma ‘one-stop shop’ e a competência da equipa de Capital Markets em fechar transações relevantes».