O Gaming Hub é o primeiro hub de inovação a ser inaugurado pela Câmara Municipal de Lisboa e a Unicorn Factory Lisboa, como parte da estratégia da cidade de criar comunidades e hubs focados na inovação em áreas de forte crescimento.
O Gaming Hub é lançado em parceria com a Fortis Games, juntando-se também ao projeto parceiros a Maleo, como parceiro imobiliário, e a APVP (Associação de Produtores de Videojogos Portugueses), representando as empresas portuguesas do setor. O hub vem posicionar a zona do Saldanha como o novo “Innovation District” de Lisboa.
Localizado na Avenida da República em Lisboa, num dos espaços da Maleo, o hub de inovação tem como objetivo fomentar o crescimento da indústria de videojogos promovendo sinergias entre startups, investidores e empresas multinacionais, acolhendo novos programas de aceleração e incubação de empresas, e funcionando como um ponto de encontro para a comunidade de gaming.
O projeto da Unicorn Factory Lisboa foca-se na capacidade de escala das startups e estúdios e na criação de sinergias entre todos os mentores, investidores e outras empresas do setor. Dividido em dois pisos, o novo espaço contempla 13 salas privadas e 12 espaços de coworking. O Hub conta já também com a associação a empresas de capital de risco.
«Hoje iniciamos mais uma etapa na estratégia da Unicorn Factory Lisboa. Já temos a sede do projeto no Beato, que junta todas as indústrias e áreas, e agora estamos a criar novas centralidades na cidade, desenvolvendo centros de inovação altamente especializados em indústrias onde sabemos que Lisboa se pode destacar a nível internacional. É mais uma prova do dinamismo e da força deste projeto tão importante para a economia da cidade: as empresas da Unicorn Factory Lisboa estão a criar 10.000 postos de trabalho na cidade! Espero que muitos profissionais, sobretudo jovens, possam encontrar aqui essas novas oportunidades», afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moedas.
«O Gaming Hub é um local físico promovido pela Unicorn Factory Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa, que vem reunir empresas inovadoras, universidades, empresas de relevo do setor, investidores e talento, por forma a fomentar o crescimento deste ecossistema no país, a atração de investimento e a criação de emprego. A parceria com a Fortis Games, a Maleo e a APVP vêm contribuir para a criação de uma comunidade forte de gaming e para o desenvolvimento de um ecossistema de relevo em Portugal, que, na Europa em 2021, eram mais de 5.500 empresas, representando 85 mil postos de trabalho», referiu Gil Azevedo, Diretor Executivo da Unicorn Factory Lisboa e Startup Lisboa.