CBRE e Vector Mais dão forma à nova sede da Miranda no Allo

CBRE e Vector Mais dão forma à nova sede da Miranda no Allo
Fotografias cedidas por: O Editorial.

A Miranda trocou as Amoreiras por Alcântara. A sociedade de advogados, fundada em 1987, instalou-se agora no Allo, um dos edifícios de escritórios mais modernos da capital. Para dar forma ao novo espaço, contou com a Vector Mais, que construiu o interior e forneceu o mobiliário, e com a CBRE, responsável pelo projeto de arquitectura.

A receção marca o acesso ao novo escritório, servindo de ponto de entrada para colaboradores e visitantes. O espaço inclui um pequeno auditório e uma biblioteca integrada, que permite múltiplas utilizações: desde a consulta de obras jurídicas a momentos de pausa ou fruição da vista sobre a ponte e o Rio Tejo. Além da receção, localiza-se uma área dedicada a salas de reunião, onde se destacam a utilização de materiais naturais, como a madeira, e a atenção aos acabamentos. Nas restantes áreas, o espaço está dividido entre os gabinetes dos sócios, os open spaces e vários ambientes para trabalhar informalmente ou colaborar.

Para Jennifer Cleary, arquitecta da CBRE, “no projeto destaca-se a escolha dos materiais e do mobiliário, a qual foi efetuada com base em dois pressupostos: a utilização de materiais elegantes e sóbrios, que perdurassem no tempo, e que ao mesmo tempo integrassem no desenho a colecção de arte que a Miranda possui. O layout do escritório foi definido em conjunto com a Miranda, a qual participou ativamente em todo o processo, permitindo criar um espaço apelativo para as equipas e clientes”.

Susana Mendes, gestora de projecto da Vector Mais, afirma que “este projecto foi muito especial, marcando uma mudança na filosofia de escritório da Miranda, num misto de gabinetes individuais, open spaces e espaços comuns que fomentam a colaboração e socialização. É notória a aposta na qualidade de acabamentos e do mobiliário, mas também na originalidade das soluções construtivas, que foram desenvolvidas num prazo muito exigente com uma elevada atenção ao detalhe”.