O topo do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, terá em breve um novo edifício de escritórios de última geração, com 35.000 metros quadrados, a desenvolver pela AXA IM Alts e pela Sonae Sierra, que se uniram em joint-venture para o efeito.
Este será o terceiro edifício a ser adicionado ao complexo do Colombo, que tem um total de 173.000 metros quadrados. O novo edifício terá 9 andares com áreas de escritório flexíveis, preparadas para acomodar vários níveis de procura, além de 495 lugares de estacionamento subterrâneo.
O novo edifício de escritórios é projetado pela Reify., pensado especialmente na flexibilidade, inovação e sustentabilidade, dando prioridade à qualidade do espaço, ao conforto e bem-estar dos ocupantes. Foi concebido «para atingir padrões de sustentabilidade muito elevados, e garantir um excelente desempenho ambiental e energético», tendo como objetivo as certificações LEED e WELL Platinum.
Esta construção iniciou-se em setembro de 2022, nomeadamente com as obras estruturais do Centro Colombo. Inicia-se agora a construção do exterior do edifício, que deverá ser concluído no final de 2025.
Esta joint-venture «está em linha com a estratégia da AXA IM Alts que visa o desenvolvimento de escritórios de alta qualidade, tecnologicamente avançados e com serviços de conveniência que estão na vanguarda da atual procura». O projeto enquadra-se também no «objetivo estratégico da Sonae Sierra de ser um ator chave na regeneração urbana e no desenvolvimento das cidades do futuro, através da criação de projetos urbanos sustentáveis, que sejam diferenciadores e inovadores na sua área».
«Estamos confiantes de que este projeto de alta qualidade e tecnologicamente avançado satisfará a crescente procura por espaços de escritórios adaptados às novas formas de trabalhar que as empresas estão a priorizar nos dias de hoje»
Esther Escapa, Head of Transactions and Development, Iberia na AXA IM Alts, refere em comunicado que «esta transação representa uma oportunidade única para desenvolver a reputação e o sucesso estabelecidos do projeto de uso misto do Colombo. Além disso, permite-nos elevar a fasquia do desenvolvimento sustentável com um novo edifício de escritórios de primeira linha no mercado de Lisboa. Estamos confiantes de que este projeto de alta qualidade e tecnologicamente avançado satisfará a crescente procura por espaços de escritórios adaptados às novas formas de trabalhar que as empresas estão a priorizar nos dias de hoje».
Por seu turno, Alexandre Fernandes, Executive Director for Developments na Sonae Sierra, acrescenta: «estamos muito entusiasmados por unir forças com a AXA IM Alts, um parceiro com reconhecido histórico e reputação no desenvolvimento de projetos imobiliários. Juntos, estamos a trabalhar na criação de um projeto único em termos de qualidade, dimensão, sustentabilidade e bem-estar dos utilizadores. Vamos contribuir com o nosso conhecimento profundo do mercado local e a nossa experiência neste projeto, transformando este empreendimento num investimento de sucesso, como anteriormente comprovado tanto no Centro Colombo, como nos dois edifícios de escritórios existentes».
«Juntos, estamos a trabalhar na criação de um projeto único em termos de qualidade, dimensão, sustentabilidade e bem-estar dos utilizadores»