Escritórios

Savills apresenta guia de regresso ao escritório

Ana Tavares |
Savills apresenta guia de regresso ao escritório

Este guia foi apresentado a 20 de maio, durante um webinar organizado pela consultora, em parceria com as Câmaras de Comércio Luso-Britânica, Luso-Francesa e Luso-Alemã. Foi criado pela Savills em resposta à pandemia, e pretende reunir as melhores práticas de bem-estar dos colaboradores, com base na experiência que a consultora teve na Ásia.

Este guia foca-se em ajudar os colaboradores das empresas a gerir a sua transição entre o trabalho remoto e o trabalho no escritório, com recurso a várias medidas flexíveis, apoiando a necessidade de uma política de “hot desk” que respeite a necessidade de distanciamento social, seguindo os novos protocolos de segurança e higiene.

De acordo com a Savills, é essencial e necessário remodelar o espaço de trabalho para um retorno seguro, incluindo a redução dos postos de trabalho disponíveis, uma reformulação dos espaços colaborativos e das salas de reunião, a criação de uma sala de isolamento, entre outras medidas.

Será também importante o envolvimento dos proprietários neste processo de mudança. A consultora acredita que «trabalhar em conjunto é importante para se encontrarem soluções adequadas à empresa, no que se refere aos acessos ao edifício, o uso de serviços comuns compartilhados e a limpeza das instalações de serviços específicos do edifício».

Sobre o tema, Raquel de Lemos Arnaut, Architect Associate Director na Savills, comenta que «estamos a viver uma nova realidade e a ideia não é regressar ao lugar onde ficámos. A situação que vivemos obriga-nos a repensar as estratégias, nomeadamente nos espaços de trabalho, que é onde estamos a maior parte do tempo. Com uma equipa especializada nestes temas, pretendemos ajudar na recriação de um local de trabalho seguro e saudável para todos».

Saiba mais sobre a consultora aqui.