Governo não quer prolongar moratórias das rendas

Governo não quer prolongar moratórias das rendas

A informação foi confirmada pela secretária de Estado, Ana Pinho, durante uma conferência da OCDE sobre as medidas adotadas por vários países na área da habitação por causa da pandemia.

Segundo a Governante, o prolongamento deste mecanismo pode aumentar o endividamento das famílias, se acumularem rendas em atraso. Citada pelo Eco, refere que «não estamos a planear estender o mecanismo de flexibilidade, porque os empréstimos do IHRU são muito melhores para as famílias, uma vez que estas podem começar a pagar mais tarde», empréstimos estes que o Governo quer estender, assumindo a dívida para com os senhorios. O próprio ministro da Habitação, Pedro Nuno Santos, já tinha referido anteriormente que «se os inquilinos recorrerem ao apoio do IHRU não precisam de se atrasar no pagamento aos senhorios», lembra o Idealista.

Ana Pinho recorda ainda que «estamos a começar a aliviar as medidas de contenção e já temos aprovado o primeiro pacote de medidas, que inclui a suspensão do prazo de caducidade dos contratos de arrendamento até setembro», cita a mesma fonte.