Vistos Gold: Espanha ultrapassa Portugal na captação de investimento

Vistos Gold: Espanha ultrapassa Portugal na captação de investimento

A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário – CPCI fala de um mercado «apreensivo», não só pela quebra de quase 60% do investimento captado no mês de abril, comparativamente ao mês de março, mas sobretudo por esta contração se ter registado «após um excelente primeiro trimestre e num momento em que o imobiliário dá sinais positivos de consolidação».

A preocupação foi transmitida pelo presidente da CPCI, Manuel Reis Campos, que, em comunicado, destaca ainda que, em 2016, «perdemos uma liderança à escala europeia». Com efeito, no ano passado «Espanha conseguiu ultrapassar Portugal em matéria de captação de investimentos, com um total de 1,1 mil milhões de euros», um valor que «supera largamente os nossos 873 milhões». Para a Confederação, «é impossível dissociar esta evolução, das crónicas dificuldades burocráticas do Estado Português, as quais têm gerado um indesejável sentimento de desconfiança por parte dos investidores».

Reis Campos reforça a importância do Governo tomar medidas para que «possamos travar a fuga dos investidores para outros países e recuperar uma liderança que era nossa».