Turismo é positivo para 89% dos Lisboetas

Turismo é positivo para 89% dos Lisboetas

 

Para estes inquiridos (805 residentes no concelho de Lisboa com mais de 18 anos), o turismo contribui para melhorar a imagem da cidade e do país no estrangeiro, desenvolve a economia e tem impacto positivo na maior parte das áreas económicas da cidade, bem como na preservação e reabilitação do património.

69% dos residentes na capital acreditam que a cidade estaria em pior situação se não tivesse o turismo atual, e 89% acreditam que é um privilégio viver na cidade. 85% consideram que Lisboa tem mais vida como consequência direta do turismo, e 32% afirma que a vinda dos turistas teve um impacto importante na imagem da cidade.

O estudo citado pela Turisver nota ainda que 84% dos inquiridos afirma «fazer questão em ser atencioso e prestável em relação aos turistas que visitam Lisboa».

Mesmo quem reside no centro histórico da cidade (72%) rem uma opinião global positiva em relação ao turismo. 79% consideram-no positivo para a cidade. Contudo, no reverso da medalha surgem como pontos negativos as questões relacionadas com o imobiliário, alojamento e custo de vida, tráfego, circulação automóvel e ruído.