Transações cresceram 21% no ano passado

Transações cresceram 21% no ano passado

 

Os números são do Gabinete de Estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal – APEMIP, segundo o qual estas transações somaram os 19.300 milhões de euros, mais 31% que no ano anterior. Numa comparação entre o 4º trimestre de 2017 e o período homólogo de 2016, o aumento foi de 24%.

Luís Lima, presidente da associação, não é surpreendido com os dados agora divulgados, que «vão ao encontro das estimativas da APEMIP, que ao longo do ano 2017 apontou para um crescimento na ordem dos 25%. Desde há seis anos que temos feito esta monitorização e avançado com números que têm sido sempre confirmados pelos dados oficiais, com uma margem de erro diminuta, o que credibiliza o acompanhamento do mercado que é levado a cabo pelo Gabinete de Estudos da APEMIP».

Este ano, prevê um aumento ainda mais expressivo, de 30% no número de transações, admitindo a possibilidade de situações que desestabilizem o mercado e que possam impactar o crescimento. Explica que «as alterações legislativas em setores que têm impacto direto na dinâmica do setor, como eventuais mexidas na lei do alojamento local, poderão ser desastrosas para o imobiliário. É preciso ter cautela nas decisões que se tomam. A par disso, é também necessário voltar à construção nova, para que possa haver no mercado oferta suficiente que dê resposta às necessidades da procura», alerta.