Trabalho flexível é tendência nos escritórios em 2018

Trabalho flexível é tendência nos escritórios em 2018

 

Trata-se de um conceito de trabalho segundo o qual as secretárias não são exclusivas de cada colaborador, que pode ocupar a que estiver vaga no momento. Por outro lado, cada vez mais as empresas procuram a flexibilidade laboral, sendo as novas gerações líderes deste movimento. Teresa Jacinto, diretora do departamento de Investigação & Desenvolvimento do Avila Spaces, nota que «em 2018 as empresas irão continuar a apostar cada vez mais em modelos de trabalho flexíveis, não só por uma questão de racionalização de custos, mas também porque as novas gerações preferem trabalhar de uma forma mais descontraída, colaborativa e com um grande sentido de liberdade».

O Barómetro revela também que «há um grupo de pessoas a desejar trabalhar por objetivos e que rejeitam o horário das 9 às 18, podendo trabalhar a partir da empresa, mas também a partir de casa, de uma esplanada ou de um espaço de coworking».

Em números, são 59,1% os inquiridos neste barómetro que já recorreram a estes modelos de trabalho, seja um escritório virtual, coworking ou teletrabalho, principalmente ao teletrabalho, que corresponde a 45%. Este ano, 82,1% garante que pretende usar pelo menos um destes modelos.

Isto porque os trabalhadores são cada vez mais importância ao equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, bem como à diminuição de encargos com imóveis ou terceiros, e a uma maior mobilidade.

Teresa Jacinto nota ainda que «o feedback do nosso barómetro mostra que as empresas investem cada vez mais no bem-estar dos colaboradores. As novas gerações (Geração Millennial e Geração Z) valorizam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e preferem trabalhar em empresas promovam a prática desportiva, aulas de yoga e ações de relaxamento e meditação no local de trabalho».

No Avila Spaces, que fornece este tipo de soluções, a aposta tem passado também pela componente de lazer e tranquilidade, valorizando a privacidade de cada colaborador. O Avila Spaces disponibiliza área de espaços de trabalho individuais, coworking e um business lounge, seguindo o mote “Work. Relax. Enjoy.”. Carlos Gonçalves, CEO do Avila Spaces, acredita que «esta é a forma como os profissionais encaram atualmente o espaço de trabalho: um local onde podem trabalhar de forma confortável, descontraída, onde podem relaxar em áreas lounge e até divertirem-se em eventos de networking ou festas».