Townhouses do Lisbon Green Valley com certificação máxima do LiderA

Townhouses do Lisbon Green Valley com certificação máxima do LiderA

Estas unidades estão equipadas com painéis fotovoltaicos que alimentam baterias Ampere, pontos de carregamento elétrico de carros, e sistema de separação de águas cinzentas para reaproveitamento nos autoclismos. Têm também isolamento térmico e acústico acima da média, soluções que contribuem para este desempenho de reduzido impacto ambiental e económico.

A luz natural é privilegiada em todas as divisões, incluindo garagem e espaços de banho. Têm também sistema de aquecimento e arrefecimento de piso radiante, eletrodomésticos de categoria A+++. A ideia é que estas casas sejam preparadas para o futuro, e estão próximas da meta NZEB – Nearly Zero Energy Buildings, que será exigida à construção na Europa a partir de 2021.

Gilberto Jordan, CEO do Grupo André Jordan, destaca que «o investimento na sustentabilidade e o respeito absoluto pela Natureza são exigências incontornáveis e que estão refletidas em todos os projetos que desenvolvemos. Tudo foi pensado ao detalhe para reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência energética, resultando em poupanças significativas, uma redução dos custos, para além contribuir para criar um futuro melhor», explica.

Manuel Pinheiro, professor do IST e responsável pelo sistema LiderA, comenta que «a legislação nesta matéria já é muito exigente, e estas casas superam em quadruplo os requisitos que já são exigidos e isso está patente nos consumos: as townhouses consomem 11 kw/m2/ano, sendo que uma casa de referência consome em média 108kw/m2/ano». Por outro lado, nota que «a Planbelas conseguiu identificar os principais pontos críticos do empreendimento, torná-los em oportunidades através do desenvolvimento de soluções estratégicas bem integradas».

Este responsável acrescenta ainda que «um dos muito preponderantes eixos da sustentabilidade é o das vivências socioeconómicas, do conforto, da segurança e até da felicidade, e esse é muito evidente no Belas Clube de Campo: hoje as pessoas não compram só uma casa, mas também a integração numa comunidade».