Sonae Sierra consegue resultado líquido de €78M até setembro

Sonae Sierra consegue resultado líquido de €78M até setembro

 

O EBIT da Sonae Sierra atingiu os 75,8 milhões de euros, mais 7% que no ano anterior. O resultado direto subiu para os 45,2 milhões de euros, mais 12% face aos primeiros 9 meses do ano passado, valor que reflete um maior EBIT em todo o portfólio da Sonae Sierra na Europa e no Brasil e melhores resultados financeiros.

De notar também que o resultado indireto foi de 32,5 milhões de euros, menos 19,8 milhões de euros que no ano passado, o que se explica com a diminuição dos ganhos reslizados com vendas.

As vendas dos lojistas da Sonae Sierra cresceram 7,8% no portfólio europeu, face ao ano passado. Cresceram 9% e 7% em Espanha e Portugal, respetivamente, e 7,7% no Brasil (em Reais, numa base comparável).

A taxa de ocupação global do portfólio desceu ligeiramente para os 95,6%, uma quebra de 0,8%. Na Europa, a taxa subiu para os 97,2%. O total das rendas cresceu 8,9%, 9,8% na Europa e 5,8% no Brasil.

Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, explica que «a melhoria do resultado direto nos primeiros nove meses de 2017 comprova o excelente desempenho dos centros comerciais do nosso portefólio global, no qual as vendas dos lojistas e as rendas subiram igualmente. O sucesso da nossa estratégia de alocação de capital permitiu-nos concretizar novas aquisições, ao passo que o nosso pipeline de ativos em desenvolvimento demonstra a nossa estratégia de crescimento sustentável, assim como a contínua expansão da nossa atividade de prestação de serviços».

 

Socimi ORES adquiriu 11 propriedades de investimento

Até setembro, a estratégia de alocação de capital da Sonae Sierra levou a várias aquisições, nomeadamente a 11 investimentos por parte da socimi ORES, veículo criado em conjunto com o Bankinter, no qual a Sonae Sierra detém 3,75% e atua como parceiro operacional.

8 destas propriedades situam-se em Espanha, nomeadamente o Fórum Leioa, Fórum Galar, Mercadona Oviedo, Aldi Supermarket Cadiz e Portfolio Armuco, e três em Portugal, o Portimão Retail Center, Media Markt Braga e um supermercado localizado na Alta de Lisboa e arrendado ao Pingo Doce.

Já ofundo Iberia Coop, onde a Sonae Sierra tem uma participação de 10%, adquiriu 100% do Albufeira Retail Park. E através da joint venture (85/15) com a AXA Investment Managers – Real Assets, a Sonae Sierra fechou a compra do Área Sur Shopping Centre, em Espanha, ficando encarregue da gestão do ativo.